segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Fomatura, pra quê?....


Bem perto de terminar o curso universitário, vejo-me cercado pela febre da formatura, da aula da saudade e do baile de gala dos formandos. Pego-me no meio desta agitação e descubro que não participarei de nada disso, e começo a analisar porque não dar-me-ei a esta “confraternização” entre amigos.

Lembro-me que comecei a minha carreira intelectual não em 2006 ao entrar em uma Universidade mais a exatamente no ano de 1991, ao cursa a educação infantil, passei meus primeiros anos aprendendo a socializar-me, aprendendo a compreender a manipular a ciência. Após estes primeiros passos iniciais, passei ao ensino fundamental e em seguida ao ensino médio, vários amigos fiz nesta caminhada, muitos inimigos também. Meus amigos foram para toda uma vida, especialmente os do ensino médio o que Mirela, Amanda, Bárbara, Rafaela, Roger, Gileno, Katherine e tantos e tantos outros amigos me diriam ao ler este texto sobre a minha formatura universitária? Sobre quem é o formando, se a formatura mostra que sou graduado?

Bem acredito que eles diriam o seguinte:

- Ao tentarmos definir alguém que ira se formar precisamos não ver a universidade a qual ele estudou, mais sim observa e conhece o seu meu pai, a sua minha mãe, as suas avós, o seu avô. Pára para imaginar situações e experiências que já vivi, em relativamente pouco tempo. Depois de absorveres toda essa informação, vira-te agora para quem me rodeiam para os meus mais próximos amigos, para todos os namoros que já tive para aquelas pessoas que "conheço", sem ter falado mais do que duas vezes com elas. Investiga onde ele estudou na EI, no EF e EM, vê quem é a pessoa, só assim poderás dizer quem é o graduado.

Por fim hoje no fim de um curso superior eu digo que,


Você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui
Percorri milhões de milhas antes de dormir
Eu não cochilei

Os mais belos montes escalei
Nas noites escuras de frio chorei

A Vida ensina e o tempo traz o tom
Pra nascer uma canção
Com a fé em Deus no dia-a-dia encontro a solução

Quando bate a saudade eu vou pro mar
Fecho os meus olhos e sinto você chegar

Meu caminho só meu pai pode mudar.....

Nenhum comentário: