quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Memorias de uma Puta triste...



Esta é uma história exemplar, só não está muito claro qual é o exemplo. De qualquer jeito, mantenha-a longe das crianças (e de alguns adultos por precaução). Também não tem nada a ver com a crise brasileira diretamente,o apartheid, a situação na América Central ou no Oriente Médio ou a grande aventura do homem sobre a Terra.
Não agüento mais. Volto para a Adega’s. Vocês me perguntarão: 'O que é isso?' Bem, a Adega’s era o bar essencial situado no espaço-tempo entre Pasargada e Madagascar. A velha Adega’s fechou, mas continua aberta, flutuando dentro de minha cabeça. 'Ahh...isso é nostalgia sua...' — dirão os jovens se dissipando em raves — 'era um bar como qualquer outro...'
Não; não era. Havia alguma coisa rara naquele pequeno espaço decorado à inglesa, com uísques bons, ancorado numa esquina da história brasileira.
Lembro-me bem do que aconteceu no inicio do governo Lula,uma verdadeira comedia nacional (para não dizer uma catástrofe),parecia que o circo estava montado e que estávamos sentados no auditório esperando o próximo escândalo acontecer e não é que ele veio.
O engraçado e que cansei de ouvir que os deterministas do século XIX estavam errados,pois eles afirmavam que todos os acontecimentos inclusive vontades e escolhas humanas,eram causados por acontecimentos anteriores, ou seja, o homem é fruto direto do meio, logo, destituído de liberdade total de decidir e de influenciar nos fenômenos em que toma parte, existe liberdade , mas esta liberdade condicionada a natureza do evento em um determinado instante.Pois bem se isso não passa de mentira e todos sabemos muito bem o que é mentira,pois vivemos num pais em que plantando tudo se dá,porem dá pra poucos e a mentira reina como despota inculta e bela.Como contradizer a ordem clássica de nossos ancestrais degredados pela coroa portuguesa no seculo XV?Como podemos afirmar que o determinismo é uma doutrina falha se seguimos os passos de nossos primeiros pais a chegarem no Brasil la pelos ides de 1525?
Caso vocês não se lembrem,irei refresca-lhes a memória quando Portugal invadiu o Brasil,ele usou a escoria da sociedade para colonizar a colônia recém descoberta,são os famosos degredados políticos.O ilario é que estes que lá eram o que havia de pior no pais aqui eles se tornaram psudos-reis,pois casaram com as filhas dos caciques e quando os portugueses e europeus precisaram negociar com os tupiniquins imaginem que foram os diplomatas?A escoria degredada.
E sua presença em pontos estratégicos do litoral seria decisiva para os rumos do futuro pais,é Bueno sua profecia deu certo eles se tornaram os nossos lideres atuais e o futuro ou melhor presente do nosso pais tornou-se uma divina comedia,mas engraçada que a de Dante.
Porem como não acredito no determinismo e sou fã de Ana Carolina vou seguir o seu lema adaptado de Elisa Lucinda,vou sacanear e começo agora por que cansei de ter a minha confiança sendo posta a prova,vê-la esperando no cais É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.Procuro aonde estao os bons conselhos mais ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar! Até habeas corpus preventiva, coisa da qual nunca tinha visto falar, sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará! Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear! Mais honesta ainda eu vou ficar! Só de sacanagem!Dirão: 'Deixe de ser boba! Desde Cabral que aqui todo mundo rouba!E eu vou dizer: 'Não importa! Será esse o meu carnaval! Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos.' Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo, a gente consegue ser livre, ético e o escambal.Dirão: 'É inútil! Todo mundo aqui é corrupto desde o primeiro homem que veio de Portugal!'E eu direi: 'Não admito! Minha esperança é imortal, ouviram? Imortal!'Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quizer, vai dar pra mudar o final!

Nenhum comentário: