sexta-feira, 18 de março de 2011

Congresso para a 3ª Idade


Título: Frutificando no Senhor
Tema: “Na velhice ainda darão frutos...” Sl 92: 12-15
Organizador: Confederação Sinodal de Mocidade Central de Pernambuco
Local: Ig. Preb. da Boa Vista – Recife/PE
Data: 29 e 30 de Abril
Horário: Sexta às 19h e Sábado às 9h
“No labor, sem cessar, A servir a Jesus. Com amor e fé e com oração, Até que volte o bom Senhor.” (Serviço de Crente – 315 HNC)
O mundo tem colocado a velhice como um tempo de descanso, uma fase na qual não se produz. Consciente ou inconscientemente idéias como essa tem influenciado nossa igreja, e até estado presente na mente de muitos cristãos, acarretando em uma baixa autoestima e baixa motivação para trabalhar na igreja. Observando a escassez de trabalhos direcionados para a terceira idade e pelo pouco envolvimento dos idosos nos trabalhos da igreja, conscientizamo-nos da carência de apoio e estimulo a esses irmãos. Estamos certos que nós temos o dever de reanimá-los, de trazer-lhes à memória a sua importância no corpo de Cristo (... porque por ti, ó irmão, o coração dos nossos santos foi reanimado. – Fm 1:37b).
A realidade da terceira idade em muitas igrejas presbiterianas tem deixado a desejar. Para mudar isso, sentimos que deve haver um acompanhamento maior a esses irmãos, estimulando-os a estarem ativos na igreja, auxiliando-os diante dos obstáculos, apoiando os seus ministérios. Atualmente, muitos participam da SAF ou da UPH. Contudo, nem todos realmente se engajam no trabalho, ficando mais restritos aos cultos do domingo. Isso ocorre, em muitos casos, porque as experiências especificas da velhice, as transformações físicas, a aposentadoria, dentre outras, acabam por criar um distanciamento com os membros mais novos da sociedade da qual participam. É importante oferecer oportunidades para que essas experiências sejam compartilhadas, para que haja palestras sobre assuntos que afetam diretamente em suas vidas, para que possam trabalhar em conjunto. É urgente criar essas oportunidades.
A idéia do nosso Congresso é mostrar que a velhice deve ser vista como uma benção, que não deve se entregar aos limites do corpo, mas que é necessário estar ativo na igreja, servindo a Jesus sem cessar, mantendo vivo o espírito, em comunhão com Deus para frutificar. Nosso projeto é estimular a terceira idade a estar plantada na Casa do Senhor, florescendo nos seus átrios, dando frutos, sendo cheia de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto. (Sl 92: 13-15)
Subscreve,
Jessica Holanda
(1ª Secretária da CSMCPE)

Nenhum comentário: