sexta-feira, 18 de março de 2011

O que é Música Sacra?

"Quando seres humanos cantam com o espírito e o entendimento, os músicos celestiais apanham a harmonia, e unem-se aos cânticos de ações de graça." Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, Casa Publicadora Brasileira, p. 357.

Queridos jovens, não deixa de ser um momento ímpar, quando o Senhor nos convida para servi-lo enquanto jovens na sua obra. Quanto maior o privilégio, maior é a responsabilidade. E também o espírito de soberba nos assalta, por isso oremos, pois, incessantemente, porque o Senhor nos diz: “... porque sem mim nada podeis fazer. João: 15:5”. Meu desejo frente à secretaria de Música é auxiliar a “UMPovo” para a gloria de Deus. Por isso seguem abaixo algumas considerações.

I- O Que é Música Sacra?

"Há diferentes opiniões a respeito do que seja música sacra. Tradicionalmente entende-se por música que não lembra a música do mundo e que desperta sentimentos de religião, espiritualidade, santidade e adoração a Deus. (...) Deve ser lembrado que uma música não se torna sacra simplesmente porque é composta para ser tocada na igreja, e nem só porque é tocada na igreja." Instituto Batista de Educação Religiosa da Convenção Batista do Estado de São Paulo, Música e Louvor.

Neste dias em que qualquer banda que deixe de fazer sucesso nos carnavais e nos grandes salões de festas, precisamos lembra que uma música não é considerada sacra apenas porque o seu autor é um cristão, a sua letra fala de Cristo, ou porque pertence ao repertório de alguma Religião. Ela deve ser santa em si mesma, porque música sacra é música santa. Ou seja, é um louvor é inspirado pelo Espírito Santo, origina Nele e retorna para Ele.

Nesse momento é necessário lembrar os principais elementos da Música erudita, sugerido por E. G. White.

1. Promove uma correta visão de Deus, de Sua justiça e de Seu amor.

2. Sua letra deve comunicar uma mensagem bíblica doutrinária, de gratidão, e/ou de louvor ao Nome do nosso Criador.

3. Não desperta sentimentos humanos do passado ou do presente, vividos em experiências alheias aos propósitos da Salvação.

4. Impulsiona a viver por Cristo e para Cristo.

5. Não lembra a música secular em quaisquer de suas formas.

6. A letra deve ser uma oração, e por conta disso, todo o seu conteúdo deve ser bem claro para merecer um AMÉM no final.

7. Os elementos musicais são subalternos aos elementos religiosos em toda sua composição.

8. Sua forma musical deve comunicar Espiritualidade.

9. Desenvolve no pecador, uma correta visão de si mesmo e do seu estado pecaminoso.

10. Conscientiza o pecador da importância do sacrifício na cruz em seu favor, e desenvolve a sua fé.

11. Desperta e desenvolve os sentimentos religiosos que motivam a reverência e a adoração ao criador.

12. "A música deverá não ter nenhum outro alvo ou objetivo senão a glória de Deus e a recreação da alma." Bach

A igreja é responsável na divulgação dos princípios básicos para um louvor autentico que nos trás edificação nos leva a uma vida de santificação, e admoesta o crente.

Nenhum comentário: