sábado, 27 de setembro de 2008

La Fierté do século XXI


O problema das candidaturas para prefeito tem posto à prova, nos políticos, todas as faculdades que o Inferno lhes deu, de mudarem de opinião e de partido (forma). Nesse particular, eles se têm mostrado verdadeiros discípulos, e dos mais legítimos, daquele demônio incumbido de perseguir o bem-aventurado Pe. Adão. A principio o mau espírito apareceu sob pele de búfalo, que investiu contra o eremita. Descoberto, porém, o disfarce, é começado à luta entre a cruz e o espeto, o diabo transforma-se seguidamente, em árvore, em rio, em animal, em roupa e, afinal, em roda de carroça, que desapareceu na ladeira, sibilando, nas infinitas voltas na ladeira...
Os chefes, reais ou supostos, da política municipal, têm recorrido nestes últimos dias a toda sorte de metamorfoses. Quando uma candidatura se mostra vacilante, eles aparecem, invariavelmente, com arrogâncias de adversários; se, porém, a situação melhorar e há para esse candidato possibilidade de triunfo, a modificação é quase absoluta, passando o inimigo da véspera a desculpar por toda a parte as falhas porventura apontadas nessa candidatura. A esperança de serem recompensados fá-los generosos e tolerantes, como aquele famoso Marechal De LA Fierté, a quem a França deveu, uma vez, a reconquista de Metz.Havia esse altivo soldado estabelecido seu quartel general na forte cidade Lorena,quando o procuraram,humildes,alguns judeus do comercio local,constituídos em comitê.Avisado de que eles estavam na entrada,o marechal esbravejou,terrível:
-Receber aquela corja, eu?Nunca! Eles não sabem, então, que foram eles que crucificaram o Cristo?Ponham-nos fora, já!...
Momento depois voltava o cabo, informando que os judeus desejavam, apenas entregar ao Marechal LA Fierté, como presente de boas vindas, uma bolsa com quatro mil pistolas de ouro. LA Fierté ouviu a noticia, e ordenou, depois de uma pausa:
- Cabo, manda entrar esses pobres-diabos; eles mataram o Cristo, é verdade, mas-coitados1-eles não sabiam quem era...
São assim os “politiqueiros” candidatos as prefeituras de nosso estado. Eles combatem, inicialmente, certas candidaturas; mas- que diabo!-é porque,às vezes,não lhes é possível ouvir direito o nome dos candidatos.
Maciel --------Henrique de La Viega

Nenhum comentário: