sábado, 27 de setembro de 2008

O som do silêncio


O som do silencio é perturbador. Disse-me uma vez uma aluna do 1º período do curso de Letras, ao passo que respondi, perturbador é silenciar o som.
Hoje, dia 27 de setembro ao acordar percebi que meu jornal não estava no lugar de sempre, então perguntei a minha esposa onde ele estava, ela me disse que nossa filhinha tinha acordado cedinho e pego jornal para levar para a escola, não entendi o porquê de nossa filha de apenas 6 anos ter feito isso,fui trabalhar.
Quando chego à noite do trabalho, Lavinha esta super contente pelo seu dia na escola ter sido maravilhoso, a primeira coisa que ela fez a me ver foi correr e me abraçar e disse olhando bem nos meus olhos:
-Pai, me desculpe por ter pegado seu jornal, mais é que ontem foi o Dia Nacional do Surdo, e eu tenho um amiguinho que é surdo e combinamos de montar um mural e expor na sala, pois muitos adultos têm preconceito contra ele.
Neste instante eu me enchi de orgulho da minha filha e lhe dei um abraço bem forte,e disse-lhe estou muito orgulhoso por você ter feito isso.
Enquanto me arrumava para dormir lembrei-me desta conversa que tive em meus tempos de faculdade (tempos maravilhosos) La na Espanha, com uma aluna de intercambio brasileira, então a contei a minha esposa esta historia, e Patrícia olhava-me com uma expressão de orgulho e de pasmo quando concluiu com a seguinte frase:
-As vozes dos que clamam nesta selva de pedras precisam ser ouvidas!A nossa filha é mesmo fofa.
Olhei-a e fomos deitar, mas não pode deixar de pensar como seria notável se a nossa sociedade despisse dos preconceitos como as crianças.
Enfim, dormir...
MAciel-----Henrique de LA Viega

Nenhum comentário: