sábado, 27 de setembro de 2008

O som do silêncio


O som do silencio é perturbador. Disse-me uma vez uma aluna do 1º período do curso de Letras, ao passo que respondi, perturbador é silenciar o som.
Hoje, dia 27 de setembro ao acordar percebi que meu jornal não estava no lugar de sempre, então perguntei a minha esposa onde ele estava, ela me disse que nossa filhinha tinha acordado cedinho e pego jornal para levar para a escola, não entendi o porquê de nossa filha de apenas 6 anos ter feito isso,fui trabalhar.
Quando chego à noite do trabalho, Lavinha esta super contente pelo seu dia na escola ter sido maravilhoso, a primeira coisa que ela fez a me ver foi correr e me abraçar e disse olhando bem nos meus olhos:
-Pai, me desculpe por ter pegado seu jornal, mais é que ontem foi o Dia Nacional do Surdo, e eu tenho um amiguinho que é surdo e combinamos de montar um mural e expor na sala, pois muitos adultos têm preconceito contra ele.
Neste instante eu me enchi de orgulho da minha filha e lhe dei um abraço bem forte,e disse-lhe estou muito orgulhoso por você ter feito isso.
Enquanto me arrumava para dormir lembrei-me desta conversa que tive em meus tempos de faculdade (tempos maravilhosos) La na Espanha, com uma aluna de intercambio brasileira, então a contei a minha esposa esta historia, e Patrícia olhava-me com uma expressão de orgulho e de pasmo quando concluiu com a seguinte frase:
-As vozes dos que clamam nesta selva de pedras precisam ser ouvidas!A nossa filha é mesmo fofa.
Olhei-a e fomos deitar, mas não pode deixar de pensar como seria notável se a nossa sociedade despisse dos preconceitos como as crianças.
Enfim, dormir...
MAciel-----Henrique de LA Viega

La Fierté do século XXI


O problema das candidaturas para prefeito tem posto à prova, nos políticos, todas as faculdades que o Inferno lhes deu, de mudarem de opinião e de partido (forma). Nesse particular, eles se têm mostrado verdadeiros discípulos, e dos mais legítimos, daquele demônio incumbido de perseguir o bem-aventurado Pe. Adão. A principio o mau espírito apareceu sob pele de búfalo, que investiu contra o eremita. Descoberto, porém, o disfarce, é começado à luta entre a cruz e o espeto, o diabo transforma-se seguidamente, em árvore, em rio, em animal, em roupa e, afinal, em roda de carroça, que desapareceu na ladeira, sibilando, nas infinitas voltas na ladeira...
Os chefes, reais ou supostos, da política municipal, têm recorrido nestes últimos dias a toda sorte de metamorfoses. Quando uma candidatura se mostra vacilante, eles aparecem, invariavelmente, com arrogâncias de adversários; se, porém, a situação melhorar e há para esse candidato possibilidade de triunfo, a modificação é quase absoluta, passando o inimigo da véspera a desculpar por toda a parte as falhas porventura apontadas nessa candidatura. A esperança de serem recompensados fá-los generosos e tolerantes, como aquele famoso Marechal De LA Fierté, a quem a França deveu, uma vez, a reconquista de Metz.Havia esse altivo soldado estabelecido seu quartel general na forte cidade Lorena,quando o procuraram,humildes,alguns judeus do comercio local,constituídos em comitê.Avisado de que eles estavam na entrada,o marechal esbravejou,terrível:
-Receber aquela corja, eu?Nunca! Eles não sabem, então, que foram eles que crucificaram o Cristo?Ponham-nos fora, já!...
Momento depois voltava o cabo, informando que os judeus desejavam, apenas entregar ao Marechal LA Fierté, como presente de boas vindas, uma bolsa com quatro mil pistolas de ouro. LA Fierté ouviu a noticia, e ordenou, depois de uma pausa:
- Cabo, manda entrar esses pobres-diabos; eles mataram o Cristo, é verdade, mas-coitados1-eles não sabiam quem era...
São assim os “politiqueiros” candidatos as prefeituras de nosso estado. Eles combatem, inicialmente, certas candidaturas; mas- que diabo!-é porque,às vezes,não lhes é possível ouvir direito o nome dos candidatos.
Maciel --------Henrique de La Viega

sábado, 13 de setembro de 2008

idas e vindas de Nazaré....

Bem quem já foi vela sabe muito bem o que eu vou dizer agora, mesmo que pareça estranho eu pensei que nunca apareceria uma nova modalidade de vela, bem com o avanço da tecnologia novas formas de vela surgiram esta historia aconteceu entre minhas idas e vindas de Nazaré da Mata por questões éticas ocultarão o nome das pessoas envolvidas.

Tudo se passou na estação de JABOATÃO a partir das 12h30min horas, Carla tem um namorado que os pais não sabem e eu (Maciel) e Leandra pegamos o metro todos os dias na mesma hora e Carla todos os dias ligava para JR.e passava 30 minutos falando com ele, ou seja, de Jaboatão a Camaragibe, e eu e Leandra ficávamos só olhando e segurando vela pelo telefone, porem o mais engraçado desta historia é que o nome dele não é JR. E sim Paulo e não é o mesmo nome do pai, Carla não sabia onde ele trabalhava nome do pai ou da mãe e nos ficávamos perguntando o que ela tanto dizia pra ele vulgo Lombardi...

De tanto eu e Leandra tiramos onda Carla parou de ligar pra JR. E começou a descobri as coisas sobre ele.

Então nem sempre é bom ser vela...

A lição aprendida com esta historia que durou um mês foi nunca deixe os seus amigos de fora das conversas...

Ate mais uma edição das minhas idas e vindas de NAZARÉ

terça-feira, 2 de setembro de 2008

reciclando conceitos...

segundo a wikipedia ser defificiente é :o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Diz respeito à biologia da pessoa. Este conceito foi definido pela Organização Mundial de Saúde. A expressão pessoa com deficiência pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que possua uma deficiência. Contudo, há que se observar que em contextos legais ela é utilizada de uma forma mais restrita e refere-se a pessoas que estão sob o amparo de uma determinada legislação.
O termo deficiente para denominar pessoas com deficiência tem sido considerado inadequado, pois o termo leva consigo uma carga negativa depreciativa da pessoa, fato que foi ao longo dos anos se tornando cada vez mais rejeitado pelos especialistas da área e em especial pelos próprios portadores. Atualmente a palavra é considerada como inapropriada, e que promove o preconceito em detrimento do respeito ao valor integral da pessoa.
A pessoa com deficiência geralmente precisa de atendimento especializado, seja para fins terapêuticos, como fisioterapia ou estimulação motora, seja para que possa aprender a lidar com a deficiência e a desenvolver as potencialidades. A Educação especial tem sido uma das áreas que tem desenvolvido estudos científicos para melhor atender estas pessoas, no entanto, a educação regular passou a se ocupar também do atendimento de pessoas com necessidades educativas especiais, o que inclui pessoas com deficiência além das necessidades comportamentais, emocionais ou sociais.
Desde a
Declaração de Salamanca, surgiu o termo necessidades educativas especiais, que veio a substituir o termo criança especial, anteriormente utilizado em educação para designar a criança com deficiência. Porém, este novo termo não refere-se apenas à pessoa com deficiência, pois engloba toda e qualquer necessidade considerada atípica e que demande algum tipo de abordagem específica por parte das instituições, seja de ordem comportamental, seja social, física, emocional ou famila
sera que concordamos com isso em plena semana do portador quero propor uma discusao sobre os termos usados..