quarta-feira, 22 de outubro de 2008

so pra sacanear...

No ultimo dia 05 de outubro completei 77 anos, por coincidência o mesmo dia que foi promulgada a constituição cidadã, dos quais 50 vividos no Brasil terra caliente e de povo varonil e conversando com um amigo ele perguntou-me quando escreveria meu epitáfio, pois todo intelectual velho o tinha feito e eu não poderia ser diferente, respondei que nunca havia pensado em escrever um, porem agora pensaria melhor no caso, hoje de frente para este PC. Em 77 anos vi muita coisa acontecer vi ditadores subirem e descerem do poder vi poderosos serem presos e julgados como cidadões comuns, Vi o que parecia ser a salvação se tornar o pior problema da nação, vi alguém lutar por três mandatos presidenciais por uma ideologia e ao alcançar o poder alterar as suas convicções, vi o placar do e votação do senado ser alterado, e senadores afirmarem ser isso normal, vi muita corrupção pelo país, então na frente deste PC ao escrever meu epitáfio, percebo que ainda quero viver mais 50 anos e não escreverei um epitáfio,mais copiarei o lema de Ana Carolina na sua musica só pra sacanear ,farei dela minha arma diária Meu coração está aos pulos!Quantas vezes minha esperança será posta à prova?Por quantas provas terá ela que passar?Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais. Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais. Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz. Meu coração ta no escuro. A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam:
“- Não roubarás”!
- Devolva o lápis do coleguinha!""
- Esse apontador não é seu, meu filho!"
Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas-corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar, e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear:
-Mais honesto ainda eu vou ficar. Só de sacanagem!
Dirão: La Viega “- Deixa de ser bobo, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba.
E eu vou dizer:- Não importa! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.
Dirão:- É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal.
E eu direi: " - Não admito! Minha esperança é imortal!"
E eu repito, ouviram?
IMORTAL!!!
Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final.
Se esperavam um epitáfio lhes dou uma razão pra viver...

Nenhum comentário: