terça-feira, 14 de outubro de 2008

quem sou eu?

Pediram-me para me definir, não interessa agora por que nem quando. O que eu respondi foi:
Observa e conhece o meu pai, a minha mãe, as minhas avós, o meu avô. Pára para imaginar situações e experiências que já vivi, em relativamente pouco tempo. Depois de absorveres toda essa informação, vira-te agora para quem me rodeia, para os meus mais próximos amigos, para todos os namoros que já tive para aquelas pessoas que "conheço", sem ter falado mais do que duas vezes com elas. Toma um pouco do teu tempo para visitares a minha casa, o meu bairro, a minha escola, a casa das minhas avós. Permanece uma semana em cada um desses locais, compreende o seu ambiente! Depois de teres recebido todos estes fatores, aprende a rir-te todos os dias, o dia inteiro! Aprende a sentir o coração apertado quando vês uma criança na rua a chorar; aprende a esboçar um enorme sorriso ao veres um bebê a sorrir quando te vê, aprende a aceitar um corpo cheio de defeitos e aprende a ultrapassá-los todos com uma enorme gargalhada! Aprende a rires-te de ti mesmo. Parte o coco a rir quando te vês ao espelho! Ama! Sofre calado, conservando tudo para ti, até chegares a um ponto de rutura e aí comete o erro de descarregares em quem menos merece e de quem mais gostas! Cai, mas aprende a levantar-te, sacudir a poeira e a continuar em frente de cabeça levanta, aprendendo que se calhar é melhor olhar para onde vais! Apaixona-te pelo que fazes, e sê o mais crítico de todos quando se trata do teu próprio trabalho! Enamora-te pelo teatro e pela escrita e, principalmente, seja sonhador! Sonha o mais alto possível. Alto demais até para ti próprio porque só assim irás mais longe!Depois de teres feito isto tudo que te disse talvez já compreendas um terço da imensa confusão e complexidade que sou interiormente. Mas se não tiveres aprendido, simplesmente a sorrir ao ouvires uma música antiga; a sorrir ao veres o pôr-do-sol da tua janela. Se não aprenderes a dar um enorme valor à tua família e aos teus amigos mais próximos. Aí estarás muito longe da definição que me pediste!

Nenhum comentário: